quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fênix

A fênix simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava.
Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cujas chamas morria queimada e das cinzas erguia-se então uma nova fénix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípicia de Heliópolis , onde os colocava no Altar do Sol. Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto.
A lenda foi escrita pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do sol.
Em todas as mitologias, o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição e a esperança que nunca tem fim.
* Para os gregos, a fénix estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da fénix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.
*Os egípcios a tinham relacionada a estrela "Sótis", ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.
* Na China antiga, a fénix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, virtude, força, liberdade e inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas...Roxo, Azul, Vermelha, Branco e Dourado.

2 comentários:

  1. E é essa fênix guerreira que eu
    conheço! Uma mulher-menina com a
    energia mais linda que conheci.
    Continue assim e não mude por ninguém!

    bjos gata

    ResponderExcluir