quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Amor…

Primeira Epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios (13)

Acima de tudo o amor. Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse amor, eu não seria nada.

Ainda que eu distribuisse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo as chamas ,se não tivesse amor nada disso me adiantaria

O amor é paciente. O amor é prestativo, não é invejoso, não se ostenta. Não incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se regojiza com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê,tudo espera,tudo suporta.

O amor jamais passará, as profecias desaparecerão, as linguas cessarão, a ciência também desaparecerá. Pois o nosso conhecimento é limitado, limitada também é a nossa profecia.

Agora portanto,permanecem estas tres coisas: a fé , a esperança e o amor.A maior delas ,porém é o amor.

Mas quando vier a perfeição, desaparecerá o que é limitado. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei adulto, deixei o que era próprio de criança.

Agora vemos como um espelho e de maneira confusa, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas depois conhecerei como sou conhecido.

Agora portanto, permanecem estas tres coisas: a fé , a esperança e o amor. A maior delas, porém é o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário